sábado, 15 de maio de 2010

Cursinho gratuito abre vagas a partir desta segunda! PREVUPE

Alunos e ex-alunos de escolas públicas de Pernambuco contarão com uma ajuda a mais na preparação para os vestibulares e para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). De 10 a 19 de maio, estarão abertas as inscrições para 4 mil vagas do PREVUPE, pré-vestibular gratuito oferecido pela Universidade de Pernambuco (UPE). Segundo o governador Eduardo Campos, o investimento no projeto, este ano, será de aproximadamente R$ 1,2 milhão. Ele anunciou o Prevupe nesta terça-feira (5) pela manhã, no Palácio do Campo das Princesas, ao receber a visita de Ana Larissa Reis Torres, 18 anos, ex-aluna de escola pública aprovada em três universidades públicas para os cursos de medicina, direito e história.
Interessados em participar do Prevupe poderão inscrever-se no site www.upe.br ou pessoalmente nas unidades da UPE do interior. As informações estarão disponíveis no portal a partir de hoje. Em Nazaré da Mata, Garanhuns e Petrolina haverá, em cada, 600 vagas. Para Salgueiro serão 100 vagas. Recife é o local com mais oferta, com 2.100 vestibulandos beneficiados.
“Se o número de inscritos for maior que o de vagas faremos seleção, prevista para 30 de maio, com início das aulas dia 12 de junho. Se não for necessário o processo seletivo, as aulas começarão mais cedo, dia 5 de junho”, explica o pró-reitor de Extensão e Cultura da UPE, Álvaro Vieira de Melo. As aulas acontecerão AOS SÁBADOS E DOMINGOS e os alunos receberão fardamento e material didático.
A novidade este ano é que haverá aulas para estudantes do 1º ano que participarão do vestibular seriado da UPE. Também será formada uma turma para candidatos às vagas das escolas técnicas. A previsão é que haja mil vagas para essas duas turmas, cujo período de inscrição ainda não foi definido.
Na próxima segunda-feira (10/05) a Universidade de Pernambuco (UPE) abre inscrições para o seu pré-vestibular gratuito, o PREVUPE. O curso é direcionado a estudantes e ex-alunos de escolas públicas do Estado e visa preparar os feras para ingressar na universidade. Este ano estão sendo oferecidas 4 mil vagas. As inscrições seguem até o dia 19 deste mês e a taxa custa R$ 15,00.
Para participar do curso é necessário ter cursado ou estar cursando a 3ª série do Ensino Médio em escola pública. No ato da matrícula, deverá ser apresentados o RG e o CPF, e quem já concluiu o Ensino Médio deve ainda mostrar a declaração ou cópia da Ficha 19.
Os interessados devem realizar as inscrições através do site www.upenet.com.br (quem optar por estudar no polo Recife e pagar a taxa na Reitoria da UPE, avenida Agamenon Magalhães, s/n, Santo Amaro, Recife). Para os estudantes do interior, as inscrições devem ser realizadas no endereço eletrônico ou pessoalmente nas unidades da UPE no interior: Garanhuns, Petrolina, Nazaré da Mata (cada uma oferecendo 600 vagas) e Salgueiro (com 100 vagas) e a taxa deve ser paga na unidade escolhida. Recife é o polo com maior número de vagas (2.100).
A seleção dos alunos será realizada no dia 30 deste mês e o resultado com os nomes dos contemplados para estudar no Prevupe será divulgado até 09 de junho. A aula inaugural será no dia 12 de junho e as matrículas também no mesmo dia, no horário das 7h40 às 12h e das 13h às 16h.
No Recife, as aulas serão ministradas em três locais: Escola Anibal Fernandes, em Santo Amaro; Escola Governador Barbosa Lima, na avenida Agamenon Magalhães; e Escola Rochael de Medeiros, no Parque 13 de Maio. Em cada uma serão 700 alunos. Já no interior do Estado as aulas acontecem nas unidades da UPE. A coordenação do Prevupe lembra que os estudantes deve ficar atentos aos horários de inscrição presencial.
No interior será das 16h às 20h. Já o horário de pagamento da taxa para os que forem estudar no Recife é das 9h às 12h e das 13h às 16h, na Reitoria (coordenação do Prevupe). Mais informações através dos telefones: (81) 3183-3763 e 3183-3764.

sexta-feira, 23 de abril de 2010

IMPORTANTE! SEGUNDA-FEIRA NO CFCH ÀS 13 H

é de extrema importância que todos estejam no cfch às 13 hrs, para o início de nossas aulas, do cfch iremos para o ccsa onde é nossa sala. vamos ficar no cfch até 13:30.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Sobre a Sala... [3]

problema resolvido! as aulas terão início no dia 26 no CCSA, divulgaremos aqui o número da sala.

Conselho da UFPE mantém Enem-Covest como modelo do Vestibular 2011

O Vestibular 2011 da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) seguirá o mesmo modelo utilizado no Vestibular 2010, exceto para o curso de Oceanografia, que terá o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como fase única e passará a integrar o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação (MEC). A decisão foi tomada hoje (16), em reunião do Conselho Universitário. Outra deliberação do conselho diz respeito à realização do vestibular de meio de ano para a opção dos cursos de Engenharias, que integrará o calendário da seleção para as vagas da segunda entrada nestes cursos.

Como defendeu o reitor Amaro Lins durante os debates na reunião, o modelo do Vestibular 2010 foi positivo e a manutenção do processo seletivo será proveitoso para os estudantes e a UFPE. Ainda segundo o reitor, as escolas de educação básica já estão absorvendo o novo processo de ensino proposto pelo Enem, promovendo o aprendizado do conteúdo em detrimento da simples memorização de informações.

No Vestibular 2011, a nota do Enem valerá 50% da média do candidato. Os outros 50% serão calculados a partir das provas aplicadas pela Comissão de Vestibular (Covest) que, diferente do ano anterior, deixarão de incluir a redação, cuja nota será aproveitada do Enem, e o exame de língua estrangeira, que também será contemplado pelo Enem. A Covest aplicará prova de língua estrangeira apenas para os cursos que possuem a disciplina como matéria específica.

DEMANDA – A inclusão do curso de Oceanografia, vinculado ao Centro de Tecnologia e Geociências (CTG), no Sisu atende a uma demanda específica desta graduação, que tem como uma das características a mobilidade estudantil. Desta maneira, a adesão ao sistema unificado irá facilitar a vinda de estudantes de outros estados, o que já ocorre devido à pequena oferta de vagas no País (existem apenas 10 cursos de Oceanografia no Brasil. A UFPE disponibiliza 25 vagas no vestibular). Essa característica foi identificada a partir de uma análise de conjuntura nacional.

A aprovação do vestibular do meio de ano para as Engenharias foi comemorada pelo diretor do CTG, professor Edmilson Lima. A medida, segundo Lima, evitará que os estudantes aprovados para a segunda entrada fiquem longe dos estudos durante um semestre e cheguem “destreinados” à Universidade. De acordo com o professor, o índice de reprovação de alunos da segunda entrada em disciplinas do curso é duas vezes maior que o número de reprovados dos ingressantes na primeira entrada. Com a mudança, serão oferecidas 385 vagas no primeiro vestibular e 270 vagas no segundo.

COMISSÃO – Durante a reunião do Conselho Universitário, ficou definida, ainda, a criação de uma comissão para avaliar e aprimorar o Vestibular da UFPE. O trabalho será realizado por membros do conselho, que ainda serão definidos, numa ação conjunta com a Pró-Reitoria para Assuntos Acadêmicos (Proacad) e a Covest. Um dos pontos a serem analisados é a inserção de questões discursivas no processo seletivo de ingresso à Universidade, sugestão apresentada durante a reunião de hoje.

De acordo com a pró-reitora para Assuntos Acadêmicos, Ana Cabral, a UFPE já analisa os vestibulares dos anos anteriores, com o objetivo de aprimorar o exame. Agora, o trabalho será realizado através de uma comissão formal de conselheiros, que deverá ser montada na próxima semana e os trabalhos serão iniciados em seguida.

VAGAS REMANESCENTES – As vagas remanescentes do Vestibular 2010 da UFPE serão preenchidas através de um novo vestibular, a ser realizado ainda neste semestre. Serão oferecidas 190 vagas para as Engenharias – CTG, no Campus Recife, e 115 vagas para as Licenciaturas em Física, Matemática e Química, no Centro Acadêmico do Agreste (CAA), em Caruaru. A novidade foi anunciada hoje (16), pelo Conselho Universitário, que se reuniu no Centro de Tecnologia e Geociências (CTG), Campus Recife.

As provas para Engenharias – CTG seguirão o padrão do Vestibular 2010, ou seja, a nota do Enem será utilizada em substituição à primeira fase e os candidatos passarão por uma segunda fase promovida pela Comissão de Vestibular (Covest), com provas de química, física, matemática, redação e questões discursivas de português. Não haverá prova de língua estrangeira.

Já em Caruaru, a nota do Enem será dispensada e a média do candidato será composta apenas pelas provas aplicadas pela Covest. No primeiro dia, haverá exames de redação e duas questões discursivas, português, literatura, língua estrangeira, história e geografia. No segundo dia, serão aplicadas provas de química, física, matemática e biologia. A medida, segundo o reitor Amaro Lins, visa a beneficiar os estudantes do interior que não realizaram o Enem. “Temos que ampliar esta oportunidade a todos os estudantes”, afirmou. O CAA irá oferecer 40 vagas em Física, 40 em Matemática e 35 em Química.

As datas de lançamento do edital do Vestibular 2010.2, das inscrições e das provas ainda serão definidas pela Covest. De acordo com a pró-reitora para Assuntos Acadêmicos, Ana Cabral, o vestibular será finalizado até julho, já que as aulas começam no mês de agosto.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

UFRPE manterá nota do Enem como única forma de seleção no vestibular

A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) já acertou o uso da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para o Vestibular 2011. O uso se dará da mesma forma que no ano passado: a nota do Exame será a única forma de seleção dos candidatos. O principal da decisão é o fato de, de acordo com a Universidade, essa forma de processo ter dado certo no último vestibular.

“Nós, da UFRPE, não tivemos problemas. As vagas foram preenchidas ao longo das chamadas, e isso não foge do normal. Vamos preencher as nossas vagas usando o Sisu”, disse a pró-reitora de Ensino da UFRPE, Maria José de Sena (foto), referindo-se ao Sistema de Seleção Unificado, criado pelo Ministério da Educação.

UFPE
Nesta sexta-feira (17), o conselho da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) vai se reunir para decidir se irá ou não manter o Enem como substituto da primeira fase do vestibular. O encontro será às 9h, no Centro de Tecnologia e Geociências.

terça-feira, 13 de abril de 2010

Sobre a Sala.... [2]

A pessoa que está cuidando do processo da nossa sala pediu até sexta para nos dar a resposta, até a sexta teremos uma resposta.


Ass: Coordenação do Interação

quinta-feira, 8 de abril de 2010

UFRPE selecionará alunos para o segundo semestre com a nota do Enem 2009

COMUNICADO

A Universidade Federal Rural de Pernambuco, por meio da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG), comunica que o preenchimento das vagas dos cursos de graduação referentes à segunda entrada do ano de 2010 serão preenchidas através do Sistema de Seleção Unificada/MEC (Sisu). A Universidade publicará edital, no mês de maio, com os critérios definidos, de acordo com portaria do MEC a ser publicada brevemente. Para maiores esclarecimentos, entrar em contato pelo endereço: enemsisu@preg.ufrpe.br.



RETIRADO DO SITE DA UFRPE

www.ufrpe.br